Qual a melhor forma de proteger um ovo de uma queda de 12 metros? Descobrir a resposta foi o objetivo de um encontro do Clube de Ciências! Antes da aula prática, a turma estudou sobre o processo evolutivo dos animais vertebrados, o surgimento do ovo com casca e importância dessa estrutura para a proteção do embrião, além da composição da casca e dos ovos.
Para a atividade, os estudantes foram divididos em grupos e foram desafiados a construir camadas que mantivessem o ovo inteiro, mesmo jogando o artefato do 3° andar. “Se a casca é tão importante, o desafio era fazer uma casca do ovo com casca. Os alunos controlaram o peso dos artefatos e o tempo que este objetivo levou para cair no chão. Ao abrir os pacotes, eles justificaram os motivos para as escolhas dos materiais”, explicou a professora responsável pelo Laboratório de Biologia, Tanilene Persch.
A aula contou com apoio de educadores e bombeiros civis do Colégio, que deixaram a área protegida de acidentes durante a execução. Ao final da atividade, dois ovos ficaram intactos, um ficou trincado e outro quebrou com a queda.