O programa Conviver Bem, instituído em 2018 no Colégio Farroupilha, foi o tema da Convenção dos Educadores 2023, que aconteceu na manhã de quarta-feira, 22 de fevereiro, no piso inferior do Ginásio.
Na abertura do evento, a Diretora Pedagógica, Marícia Ferri, e o Diretor Administrativo, Milton Fattore, deram as boas-vindas a todos os profissionais que trabalham no Farroupilha, apresentaram as obras de infraestrutura realizadas durante as férias escolares e uma prévia do túnel que está sendo construído para interligar o estacionamento às dependências da escola pela Rua Carlos Huber. Além disso, destacaram as contratações, promoções e efetivações que aconteceram durante o período de férias e, com o apoio da Gerente do Centro de Cambridge e Línguas Estrangeiras, Luciane Calcara, entregaram os Certificados de Cambridge aos educadores que participam do Open Course e realizaram o exame no último ano.
“O mote da Convenção deste ano dará o tom de 2023: vamos fortalecer o conceito do programa Conviver Bem entre educadores, estudantes e famílias. O nosso norte são os nossos valores, que representam a perenidade de uma instituição com mais de 160 anos. Hoje, estamos aqui comprometidos com a educação de mais de 3 mil estudantes e sensibilizá-los para a boa convivência é fundamental”, destacou Marícia ao convidar a palestrante da manhã, a professora doutora Luciene Tognetta.
Em sua fala, intitulada “Conviver Bem: formação para a ética e a cidadania”, Luciene convidou os educadores a refletirem sobre o que é conviver bem e como isso pode ser uma prática na escola. Ao trazer para a discussão as semelhanças e diferenças entre a sociedade e a escola, a especialista destacou que ambas instituições se aproximam no que se refere ao funcionamento, pautado por regras, mas enfatizou que é na escola que se deve aprender a respeitar as normas e, sobretudo, a conviver.
Após a Convenção, as equipes pedagógicas deram início à Semana de Formação, com palestras e atividades preparatórias para o ano letivo.