1

NOTÍCIAS

TURMAS DO 3º ANO ESCREVEM CARTAS PARA CRIANÇAS DA ANGOLA

14 dez 2022

Ao estudar sobre a carta enquanto gênero textual, as turmas do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais das unidades Três Figueiras e Correia Lima escreveram cartas que serão entregues para crianças da região de Benguela, na Angola. A entrega será feita em janeiro de 2023, pela Auxiliar de Biblioteca, Nathiele Fagundes.

A escrita das cartas integra o projeto interdisciplinar Kalungi! Prazer em te escrever. Entre as etapas do projeto, estão a participação na hora do conto da história  Cartas a povos distantes, de Fábio Monteiro; pesquisas e conversas sobre a Angola e a região de Benguela; escrita das cartas e decoração dos envelopes. Essas atividades articulam saberes nas áreas de História, Geografia e Língua Portuguesa.

“Em umbundu, a segunda língua mais falada em Angola, depois do português, ‘kalungi’ significa ‘olá’ – saudação usada ao chegarmos em um ambiente preenchido por mais de uma pessoa, já ‘kalunga’ é a saudação utilizada para cumprimentar apenas uma pessoa”, explica Nathiele.

Nas cartas, os estudantes falam sobre o Brasil e Porto Alegre e perguntam curiosidades sobre a região que receberá as mensagens. 

“Eu achei muito legal o projeto porque a gente escreveu cartas para crianças de outro país, que fica em outro continente. A gente escreveu coisas sobre aqui e fez perguntas sobre como é lá: se tem moqueca, quais são as bebidas. Eu espero que eles respondam a carta com muito amor e carinho”, conta Nicolas, um dos estudantes que participa do projeto. Entre as curiosidades que ele pesquisou sobre o país estão os times de futebol e a culinária local. 

Ao retornar da Angola, Nathiele trará as respostas das crianças de lá para os estudantes, que estarão no 4º ano do Ensino Fundamental.

“Esse projeto visa, por meio da escrita, incentivar os estudantes a criar pontes entre realidades sócio-culturais distantes, a partir de práticas pedagógicas a serem exploradas de forma educativa e lúdica. Busca, também, instigar a consciência social por meio da empatia, possibilitando a eles enxergarem o mundo para além dos muros da escola, e tornando-os protagonistas dos diálogos que ajudarão a construir um mundo melhor”, relata a educadora.

O projeto auxilia os estudantes no desenvolvimento de habilidades presentes na matriz curricular da escola, tais como: conviver eticamente com o outro, conhecendo e respeitando seus direitos, deveres, costumes e modos de viver; e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes. 

Contatos

A equipe da Central de Relacionamento do Colégio Farroupilha é responsável pelo processo de atendimento às famílias que tem interesse em efetuar a matrícula na instituição: ela recebe as demandas, monitora e acompanha o relacionamento da escola junto a essas famílias, incluindo o agendamento para entrevista pedagógica e a visita guiada, além do agendamento da matrícula do novo estudante.

Ambulatório

51 3455-1812

51 3455-1825

51 98043-0820

Biblioteca

51 3455-1817

51 98036-9178

Centro de Cambridge 

51 3455-1823

51 98110-1951

Central de Relacionamento

51 3455-1891

51 3455-1889

Comunicação e Marketing

51 3455-1878

Educação Infantil

51 3455-1819 (Berçário, Níveis 1 e 2)

51 3455-1813 (Níveis 3 e 4)

 

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

51 3455-1811

Ensino Fundamental - Anos Finais

51 3455-1807

Ensino Médio

51 3455-1808

Financeiro

51 3455-1898

Gestão de Serviços Educacionais

51 3455-1837

51 99341-3424

Memorial Escolar

51 3455-1875

Recepções

51 3455-1860 | Administrativa - Prédio B

51 3455-1809 | Prédio D

51 3455-1816 | Alunos - Prédio A

51 3455-1873 | Berçário - Prédio B

51 3455-1877 | Jardim - Prédio C

Secretaria 

51 3455-1805 51 3455-1846

51 3455-1844 51 3455-1888

A Ouvidoria do Colégio Farroupilha é um canal que recebe, examina e encaminha, aos setores competentes, sugestões, críticas e elogios com o objetivo de aperfeiçoar os processos administrativos e pedagógicos da instituição.

O Canal de Integridade do Colégio Farroupilha é um espaço para formalização de relatos sobre condutas alheias ao Código de Conduta e Convivência. Por meio dele, todos os membros da comunidade escolar, além do público externo, podem realizar, de forma anônima ou identificada, o registro de informações com foco na prevenção de condutas antiéticas, como por exemplo: assédio moral, desvios/uso irregular de materiais, discriminação, ameaça, desvio de função, falha em auditoria ou controles internos, favorecimento, conflito de interesse, retaliação, vazamento de dados e uso indevido de imagem. O Canal de Integridade é administrado por uma empresa externa, a Legal Ética, e integra o Programa de Compliance do Colégio.

Top Sul Uniformes

51 3333-3131/ 3019-2387     51 98531.0463

www.topsuluniformes.com.br/colegio-farroupilha
Loja container localizada no estacionamento da unidade Três Figueiras.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30 (sem fechar ao meio dia)

Bar do Zé

 51 3334-0877 51 99155-9227

ze@zedobar.com.br
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h

Kawhen Uniformes

  51 99986-0766

www.kawhenuniformes.com.br
Rua Carlos Huber, 281
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h sem fechar ao meio dia e aos sábados, das 8h30 às 13h.

La Brunita

 51 3316-1315 51 98907-3785

labrunita@labrunita.com.br
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h

Clip Três Figueiras

 51 3307-6377 51 98034-9789
 51 3307-6370

farroupilha@livrariaindependencia.com.br
De segunda a sexta-feira, das 9h às 14h e das 15h às 19h.

Saúde no Copo

51 98323 4903 / 51 99590 7092

snctresfigueiras@saudenocopo.com.br
De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h

O serviço terceirizado de transporte escolar é oferecido aos estudantes por motoristas organizados em cooperativas que atendem a diferentes bairros de Porto Alegre. A escolha pelo motorista é de responsabilidade das famílias.