No quarto episódio do podcast Cuidar é Básico, o uso de álcool e outras substâncias na adolescência é o tema da conversa do psiquiatra da Infância e Adolescência, Thiago Pianca, com a Psicóloga Educacional do Colégio Farroupilha, Letícia Maccari. O conteúdo é o primeiro inédito da série, lançada em outubro no perfil do Spotify. Os demais traziam reproduções de encontros que aconteceram anteriormente no programa de parceria com a escola e a família.
No bate-papo, são abordados aspectos sobre como evitar, identificar e gerenciar o problema. Segundo Pianca, uma das principais formas de constatar que algo não vai bem, é perceber mudanças de comportamento.
“Quando tu tens um adolescente, ou mesmo uma criança, que age de determinada forma e, por alguma razão, muda esse comportamento em um curto período de tempo, pode ser um sinal de alerta. Temos mudanças na maneira de se portar: era mais tranquilo, passou a ser mais raivoso, ou ao contrário.”, ressalta.
Pianca aponta ainda que o principal efeito nocivo do álcool é no desenvolvimento do cérebro.
“Justamente os pontos que estão em desenvolvimento, a parte de lidar com autonomia, juízo crítico, com escolhas bem fundamentadas. Essa parte pode ficar muito prejudicada se ela for regada a álcool. Então, com isso, pode minar a capacidade de, no futuro, o adolescente vir a beber de maneira responsável”, considera.
Saiba mais sobre cada episódio do podcast Cuidar é Básico:
#03 – A partir de que idade é esperado que a criança compreenda as letras e vogais? O desenvolvimento da linguagem na Primeira Infância é o tema do bate-papo com a fonoaudióloga Rosangela Marostega Santos.
#02 – Neste episódio, o psicólogo Rodrigo Giacobo Serra aborda um assunto que inquieta muitas famílias e, até mesmo, educadores. Falamos sobre como os adultos podem auxiliar as crianças a lidarem com as suas frustrações.
#01 – Na estreia do podcast, escolhemos recuperar algumas edições do programa Cuidar é Básico já transmitidas. A primeira é sobre Segurança Digital: estratégias de cuidado e proteção on-line, com o psicólogo e diretor de educação da SaferNet, Rodrigo Nejm.
Conheça o programa Cuidar é Básico
Criado em 2010 com o objetivo de promover debates saudáveis a toda a comunidade escolar, o programa Cuidar é Básico reúne professores, famílias e especialistas das mais variadas áreas para debater assuntos relacionados à infância e adolescência, consolidando-se como uma oportunidade de aproximação entre pais e escola.
Desde 2013, a iniciativa atua em três frentes: aprendizagem, saúde e convivência.