Cinco estudantes do Colégio Farroupilha conquistaram medalhas na IV Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF): Felipe Almeida, da 2ª série do Ensino Médio, garantiu Ouro na etapa Nacional e Bronze na etapa Estadual; Teodoro Trevisan, do 9º ano, foi Prata na etapa Nacional e Bronze na etapa Estadual; e Ana Laura Trindade, do 8º ano, Fernanda Salaverry, do 8º ano, e Maria Clara Pires, da 2ª série do Ensino Médio, ganharam Bronze na etapa Estadual.
“Minha participação na OBEF faz parte de um projeto pessoal que visa qualificar meu currículo escolar por meio da participação em diversas olimpíadas. Confesso que no início dessa prova eu tinha apenas uma noção básica sobre investimentos, não praticava de fato a educação financeira com meu dinheiro. Na segunda etapa da OBEF, eu já tinha iniciado a investir meu dinheiro, e posso dizer que tanto o estudo prévio para essa olimpíada quanto o conhecimento prático sobre o mundo das finanças se somaram. Me sinto muito realizado por ter conquistado o Ouro na fase nacional e hoje me sinto mais qualificado do que eu era antes. Desafios como estes nos instigam a aprender além dos bancos escolares”, declara Felipe.
Esta foi a segunda vez que o Farroupilha participou da OBEF e conquistou medalhas (relembre aqui). A preparação dos estudantes foi realizada pela equipe do Laboratório de Matemática.
“A participação na OBEF é uma das estratégias utilizadas pela área de Matemática do Colégio Farroupilha para promover experiências que incentivem o desenvolvimento de habilidades relacionadas à tomada de decisões conscientes em relação a finanças e ao consumo dos nossos estudantes”, explica a professora responsável pelo Laboratório de Matemática, Alessandra Dornelles.
Sobre a OBEF
A competição é promovida pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e é destinada a estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país. Foram quatro fases de provas da OBEF, sendo as três primeiras on-line e quarta realizada presencialmente, no Campus Central UFRGS.
Entre os temas abordados nas questões da prova estão produção e consumo; orçamento pessoal e familiar; planejamento financeiro; custos, despesas, receitas, preços e lucros; conceitos de educação financeira e alfabetização financeira; investimento; gastos domésticos e pessoais; cartão de crédito, uso do crédito; fluxo do caixa, valor do dinheiro no tempo; moedas; juros, capital, montante, desconto e amortização; cooperativismo de crédito e educação fiscal.
De acordo com a organização da OBEF, estimular e promover o estudo da Educação Financeira nas instituições ensino brasileiras; contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Financeira no Brasil; e despertar o interesse de crianças e adolescentes no aprendizado da Educação Financeira desde a infância, acompanhando todo o seu desenvolvimento são alguns dos objetivos da competição.