Os estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental – Anos Finais foram convidados a completar um álbum nada convencional: ao invés de escudos de times e jogadores de futebol, as figurinhas são de células e tecidos humanos. O objetivo era desenvolver a habilidade de reconhecer as diferenças entre os principais tecidos do corpo humano, suas principais células e as funções no microscópio.
Segundo a professora de Biologia, Vanessa Lima, as turmas receberam o álbum de figurinhas com questões relacionadas às células que compõem esses tecidos. “Eles estão aprendendo as funções de todos os tecidos humanos, além de associar características e com algumas disfunções que acontecem nesses tecidos. Também pegamos atletas paraolímpicos com lesões em alguns tecidos humanos para que os estudantes pudessem conhecer um pouquinho sobre a vida desses atletas”, explicou a educadora.
O material ainda servirá de consulta para o estudo, com imagens das células, fotomicrografias dos tecidos e de atletas paralímpicos, de modo a contextualizar o objeto de ensino e tornar ativo o processo de ensino-aprendizagem.