Nos dias 14 e 16 de setembro, a 11ª edição do Inteligência Coletiva movimentou o Teatro da Unisinos POA e o Colégio Farroupilha. O evento, mais uma vez, foi cocriado por escolas parceiras do movimento Porto Alegre: Cidade Educadora – Colégio Farroupilha, Colégio Marista Rosário, Colégio Monteiro Lobato, Escola Giordano Bruno, EMEB Dr, Liberato Salzano Vieira da Cunha, além da EMEF Saint Hilaire.
O tema desta edição foi “Diálogos em Educação: conexões entre escola, comunidade e futuro”. A programação incluiu um painel de abertura sobre a temática central do evento, mais de 35 relatos sobre práticas pedagógicas e mais de 20 workshops conduzidos por professores das escolas parceiras, diversas atrações culturais e a experiência final conduzida por Marcio Libar. Cerca de 500 educadores se inscreveram para as atividades.
Na noite de quinta-feira (14), Marícia Ferri, Diretora Pedagógica do Colégio Farroupilha e co-idealizadora da Escola de Professores Inquietos, deu as boas-vindas aos participantes e mediou o painel de abertura no Teatro da Unisinos POA. Alexsandro Machado, Gustavo Borba e Francielly Rodrigues Barbosa debateram sobre as relações que se estabelecem entre escola, comunidade e futuro. A noite também contou com uma apresentação musical da Escola de Música Guitarríssima.
Já na manhã do sábado (16), foi hora de colocar a mão na massa e trocar experiências com outros educadores de escolas públicas e privadas. Após um welcome coffee, animado por estudantes integrantes da Orquestra Rosariense, os educadores assistiram aos relatos e reflexões sobre práticas. Foram mais de 35 atividades, apresentadas pelas escolas cocriadoras do evento, abordando os quatro eixos complementares à temática geral: diversidade e ambientes plurais de aprendizagem, saúde mental e desenvolvimento socioemocional, aprendizagem ativa e inovadora, escola e comunidade.
Após recarregar as energias e assistir à apresentação da banda dos educadores do colégio Farroupilha, os participantes vivenciaram os workshops. Foram mais de 20 atividades práticas conduzidas pelas escolas parceiras na cocriação desta edição do Inteligência Coletiva e também ligadas aos eixos do evento.
Para finalizar o evento, a experiência final “Jamais serás quem tu não és”, conduzida pelo ator, diretor teatral e considerado um dos mais importantes palhaços da atualidade, Marcio Libar. Foi uma vivência impactante, capaz de gerar emoção e conexão por meio da vulnerabilidade.
Mais uma vez, o Inteligência Coletiva proporcionou dias de muita inspiração, conexão, arte e aprendizado!
Confira, abaixo, alguns registros do evento: